Projeto "História do Município de Piranhas"

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O projeto "História do Município de Piranhas", realizado no mês de outubro, tem como objetivo despertar no aluno o interesse de conhecer a História de nosso Município e sentir que os seus antepassados e ele próprio foram (e são) construtores dessa História. Apesar de existir considerável número de estudiosos que buscaram investigar a origem e sua História, inclusive, livros que tratam do assunto, no entanto, no meio escolar, especialmente, por parte dos alunos, não existe uma consciência da importância, da necessidade de conhecer a História de nosso Município. Ora, conhecer do nosso Município é também conhecer a sua própria História, já que aqui viveram seus antepassados. Essa linha de pensamento norteou essa preocupação em desenvolver essa simples pesquisa: a História do Município de Piranhas – GO.

Projeto "Da Espada à Vela"

O projeto “Da Espada à Vela: O Mundo em Mudança”, iniciado em outubro e coordenado pela professora Milene, tem como finalidade formar alunos pesquisadores; favorecer o trabalho em grupo; oportunizar aos alunos inibidos a se manifestarem em público. Com o objetivo primordial de conhecer a evolução da espécie humana em todas as esferas: sociais, políticas, econômicas, culturais, aliando a literatura como importantíssimo registro da cultura dos povos. Suas primeiras ações foram em sala de aula, onde cada grupo desenvolveu o seu tema através de pesquisas em diferentes fontes bibliográficas. O fechamento do projeto será na II Mostra Pedagógica, dia 30 de novembro, com apresentação de resultados de pesquisas, declamações, leituras dramáticas e encenações teatrais.

Projeto "Escola sem Drogas"

Após refletir sobre o problema do uso de drogas por jovens e adultos na sociedade e principalmente nas escolas, decidiu-se desenvolver o Projeto Escola sem drogas. Foi criado o grupo “A vida vale mais”, com o objetivo de: Transmitir aos alunos ensinamentos sobre entorpecentes e similares, abrangendo conceitos, aplicações, usos e efeitos, aspectos medicinais e delituosos, com o intuito de gerar mudanças no comportamento de jovens estudantes do Ensino Médio da rede de ensino do Município de Piranhas. O projeto iniciou-se dia 26 de abril, com 30 alunos e 4 professores. Durante o ano foram realizadas várias reuniões e nelas criado o modelo da camiseta do grupo “A vida vale mais”. Em maio foram formados os grupos responsáveis pelo pela conscientização e prevenção ao uso indevido de drogas: teatro, música, palestras, vídeos, momento devocional e panfletagem. Dia 17 de setembro foi realizada a “Caminhada da Paz contra as drogas” com o objetivo de entregar a Bandeira da Paz a Escola de Tempo Integral “Costa e Silva”. Em novembro foi realizada uma visita à Escola Municipal Gercina Teixeira, onde o grupo trabalhou a seguinte pauta: apresentação do projeto, momento devocional, música, palestras - com ilustrações no data show sobre os principais tipos de drogas e suas conseqüências e que são as mais usadas na nossa cidade -, vídeos com histórias de usuários e de superação. Tudo realizado pelos alunos que fazem parte do grupo com a supervisão das professoras Geraldina, Iolanda, Marlene Lima e Luciene Antonia. Em 2011, o grupo retornará em março para dar prosseguimento ao projeto e formar mais multiplicadores.

Projeto "Conhecendo Profissões"

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Desde o mês de agosto o CEMEJP esta desenvolvendo o projeto "Conhecendo Profissões", com as turmas de 3º ano do ensino médio. O objetivo principal é auxiliar os estudantes a optarem por uma carreira de nível superior. Até o momento já foram realizadas várias etapas, sendo: Levantamento dos interesses de curso e instituições por meio de formulário; Divisão dos alunos em grupos, de acordo com as áreas escolhidas; Apresentação e orientação de pesquisa a ser realizada na Internet, através de guias estudantis; Simulação de testes vocacionais e Palestra com profissionais (pais de alunos) de todas as áreas.