sexta-feira, 25 de março de 2011

O CEMEJP realizou nesta sexta-feira, 25, pela manhã, o Dia da Família na Escola. O objetivo desse momento é sensibilizar a sociedade, pais e responsáveis e ainda profissionais de educação para a importância da integração e do acompanhamento familiar nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pelo colégio. Quanto maior o envolvimento dos pais e responsáveis, melhor o desempenho do aluno, que ganha segurança, auto-estima e melhores notas. Dividindo responsabilidades; somando esforços; multiplicando resultados e diminuindo a evasão escolar, certamente será possível manter a qualidade do ensino e ampliar o desempenho escolar e pessoal dos alunos. Foi uma ocasião ímpar, com uma pauta bem elaborada e que trouxe a seguinte programação: Acolhida – Cerimonial; Fala da diretora, professora Ana Dias; Cantos com Gilmar e João Batista; Oração e Palestra com o tema “Amor em família e família na escola” – Diácono João Aurélio; Dinâmica de afinidades – professora Geraldina; Apresentação musical – alunas: Naype, Luanda e Lannay; Vídeo “Ser Família” Jogo de futsal com os pais – professora Maria Alves; Lanche – Jeremias, merendeiras e coordenadoras; Vídeos sobre família, preparados por alunos. Houve ainda brincadeiras e sorteio de brindes. Foram convidados a participar os pais ou responsáveis dos alunos dos três turnos. Dessa vez somente os alunos do turno matutino participaram do evento. Nas próximas edições, que ocorrerão em outros horários, os demais alunos também terão a mesma oportunidade.

Arte


Neste bimestre, a professora de Arte, Vanusa Arantes, desenvolveu com os alunos dos turnos matutino e vespertino várias apresentações como: teatro, danças, elaboração de músicas, coral evangélico, etc. Foi um trabalho positivo, onde cada turma apresentou o tema destacado, em forma de gestos e os valores que deverão ser cultivados coletivamente.

Trabalho coletivo - março

quarta-feira, 16 de março de 2011

O segundo trabalho coletivo de 2011 foi realizado nesta terça-feira, 15. o primeiro foi realizado em um único turno. Dessa vez os profissionais se reuniram por turno, porém, com assuntos determinantes ao bom andamento em todos os aspectos da comunidade escolar do CEMEJP:

1) Momento devocional;
2) Fala da Diretora – Profª. Ana Dias;
3) Análise dos dados do PES;
4) Projetos e Ações do PDE para o mês de abril;
5) Análise dos dados da Avaliação Diagnóstica, aplicada aos alunos de 3ª série do ensino médio;
6) Lanche – Prof. Jeremias e equipe da cozinha;
7) Elaboração do Plano de Ação – Criar ações e estratégias para melhorar o índice de aprovação na Avaliação Diagnóstica – Dinamizadores e Coordenadores;
PPP – Projeto Político Pedagógico (reformulação).

quinta-feira, 10 de março de 2011

"Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente" (Rm 8,22). O contexto dessa afirmação de São Paulo é a descrição da condição humana, marcada pelo pecado e, entretanto, salva pela graça de Cristo que introduz na experiência humana a força restauradora do Espírito Santo. A Campanha da Fraternidade deste ano traz para nossa reflexão a preocupante situação de nosso planeta, nossa casa, que sofre os efeitos de uma exploração predatória de seus recursos naturais. A afirmação de Paulo ganha força nova diante do quadro que vivemos. São Paulo afirma que "a criação foi submetida à vaidade - não por seu querer, mas por vontade daquele que a submeteu - na esperança de ela também ser liberta da escravidão da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus" (8,21-21).